Perfil do Ingressante em Gestão Pública no Contexto do Recôncavo da Bahia: Quem é e o que Espera este Aluno desta Formação?

Lys Maria Vinhaes Dantas, Daniela Abreu Matos, Doraliza Auxiliadora Abranches Monteiro

Resumo


Este trabalho apresenta o perfil dos ingressantes no Curso Superior de Tecnologia em Gestão Pública (CSTGP), oferecido pela Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB). O Recôncavo é marcado por contrastes, com práticas patrimonialistas resistentes. As competências na gestão pública são, de modo geral, preteridas em relação ao envolvimento pessoal, por vezes clientelista, daqueles que fazem/farão parte dos governos. Ainda assim, a demanda para o CSTGP tem variado entre 27 a 31 candidatos por vaga desde 2012. De modo geral, os calouros são oriundos da região, mobilizados pelo acesso tardio à educação superior, e acreditam que a continuidade de seu processo formativo traz uma possibilidade efetiva de transformação das suas vidas. Desse modo, esperam, com o fim da graduação, garantir uma inserção formal no campo profissional, de preferência, no público estatal e/ou continuar a estudar, o que requer o diálogo do CSTGP com o Campo de Públicas, para que sejam abertas vias para inserção profissional e pós-graduação.

Palavras-chave


Gestão Pública; Perfil do Aluno

Texto completo:

PDF

Referências


DANTAS, Lys Maria Vinhaes. Perfil dos ingressantes e acompanhamento dos egressos do Curso Superior de Tecnologia em Gestão Pública – 2012 a 2015. Relatório de Pesquisa UFRB - PRPPG922. Centro de Artes, Humanidades e Letras, jul. 2016. Disponível em: . Acesso em: set. 2017.

DANTAS, Lys Maria Vinhaes. Relatório Avaliação do Concluinte 2012 – 2013. Curso Superior de Tecnologia em Gestão Pública. Centro de Artes, Humanidades e Letras, ago. 2014. Disponível em: . Acesso em: set. 2017.

DANTAS, Lys Maria Vinhaes; MONTEIRO, Doraliza Auxiliadora Abranches. O Calouro e a Gestão Pública: uso de mapas nas sequências didáticas para aproximação dos dois. NAU - A Revista Eletrônica da Residência Social, v. 8, p. 101-117, 2017.

MONTENEGRO, Nelson Eugenio; ZIMMERMANN, Clóvis Roberto. O Curso de Gestão Pública no Recôncavo da Bahia. Temas de Administração Pública. Araraquara, v.1, n. 6, p. 1-11, edição especial, 2010. Disponível em: . Acesso em: set. 2017.

UNIVERSIDADE FEDERAL DO RECÔNCAVO DA BAHIA. Estatuto da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia. 2005. Disponível em: . Acesso em: set. 2017.

UNIVERSIDADE FEDERAL DO RECÔNCAVO DA BAHIA. UFRB 5 anos. Caminhos, histórias e memórias. Cruz das Almas: UFRB, 2010a.

UNIVERSIDADE FEDERAL DO RECÔNCAVO DA BAHIA. Resolução CONAC nº 011/2010, de 11 de maio 2010(b). Aprova o Projeto Político Pedagógico de Criação do Curso Superior de Tecnologia em Gestão Pública - Noturno desta Universidade. Disponível em: . Acesso em: 04 set. 2014.

UNIVERSIDADE FEDERAL DO RECÔNCAVO DA BAHIA. Resolução CONAC nº 035/2009, de 23 de dezembro 2009. Aprova a criação dos Cursos de Graduação: Licenciatura em Educação Física, Licenciatura em Letras com Libras e Língua Estrangeira, Tecnologia em Gestão Pública, Tecnologia em Gestão Ambiental e Bacharelado em Artes com Ênfase Multimeios da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia. Disponível em: . Acesso em: 04 set. 2014.