Avaliação Participativa como Fundamento para Ampliar a Percepção do Impacto das Tecnologias Digitais na Educação: Impressões Presentes na Realidade e no Discurso de um Sujeito Coletivo

Fabricio Nascimento da Cruz, Denise Ribeiro de Almeida

Resumo


Resumo: As tecnologias da informação e da comunicação (TIC) são apresentadas em diferentes contextos como potencializadoras de melhoria da educação, assim, seus usos devem alinhar-se à dinâmica global contemporânea, articulando processos participativos de planejamento, monitoramento e avaliação. O artigo apresenta resultados da pesquisa realizada na rede pública do município baiano de Valença, adotando como eixo conceitual a avaliação de impacto de políticas públicas e o Discurso do Sujeito Coletivo (DSC) como método de investigação. A pesquisa revelou a inexistência de uma cultura de avaliação dos impactos da integração das TIC nas escolas públicas. No itinerário metodológico foram entrevistadas 20 pessoas, cujas visões compartilhadas, fundamentadas em experiências concretas, serviram de base para a elaboração dos DSC’s, e, destes emergiram as Representações Sociais (RS) uteis à estruturação e à mediação de avaliações participativas visando a instauração de uma cultura de avaliação de programas e projetos públicos, capazes de evidenciar as mudanças decorrentes de programas e projetos que utilizam as TIC na educação em diferentes contextos de implementação. 


Palavras-chave


Políticas Públicas; Educação, Avaliação Participativa; TIC.

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