Educação no Campo: A Pedagogia da Alternância na Casa de Família Rural de Tancredo Neves-Bahia

Claudineia de Jesus Santos, Jaqueline Jesus dos Santos, Josias Araújo Barbosa, Rocio Castro Kustner

Resumo


O presente trabalho tem como objetivo analisar o sistema educativo da Casa Familiar Rural -CFR de Tancredo Neves-BA, destacando as contribuições da Pedagogia da Alternância para a formação dos jovens do campo. A Casa Familiar Rural foi criada em 2002, dois anos após a fundação da Cooperativa dos Produtores Rurais de Presidente Tancredo Neves (COOPATAN), iniciativa de um grupo de agricultores familiares apoiada pela Fundação Odebrecht. A CFR, espelhada na Pedagogia da Alternância das CFRs oriundas da França, contempla a formação do jovem alternando escola e comunidade rural. Para a pesquisa, de caráter qualitativo, foram realizadas uma entrevista aberta com um professor, outra com a monitora e uma grupal com os jovens estudantes. Constatamos a relevância da pedagogia da alternância para a permanência dos jovens no campo e para a diminuição da violência juvenil que tanto assola o Brasil.


Palavras-chave


Agricultura Familiar; Pedagogia da Alternância; Educação de Jovens no Campo; Casa Familiar Rural.

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