A Relação entre o Tutor e o Aluno: Acolhimento e Dádiva no Ensino a Distância

Márcia Cristina Reis, Maria Rosário Rolfsen Salles

Resumo


Este artigo tem como objetivo refletir sobre o acolhimento e a hospitalidade no Ensino a Distância (EAD), tendo em vista as especificidades do ambiente virtual e a importância do papel do Tutor no processo de aprendizagem. Utiliza-se, como metodologia, a pesquisa bibliográfica, apoiando-se em autores considerados fundamentais, além de entrevistas com pessoaschave do ambiente virtual. Ressalta-se a contribuição dos estudos sobre hospitalidade para entender as relações professor/tutor e aluno, as quais se iniciam com uma proposta e terminam na construção de vínculos que são a base da hospitalidade. O EAD pressupõe a separação de tempo e espaço, o que torna o ambiente mais distante, frio e, por vezes, hostil. Desta forma, evidencia-se a importância da presença e da ação do tutor, como ator e mediador por meio de ações de acolhimento. Assim, a reflexão serviu de base para a elucidação das relações analisadas, colocando luz sobre as ações do tutor no ambiente virtual, o qual pode ser acolhedor e promover hospitalidade, alterando assim, o resultado do processo de transmissão de conhecimento.


Palavras-chave


Ensino a Distância; Dádiva; Acolhimento; Hospitalidade; Tutoria.

Texto completo:

PDF