A Danzaterapia de María Fux: tecendo encontros com o campo da educação somática

Déborah Maia Maia de Lima, Caroline Raymond

Resumo


 

RESUMO

 

 Este trabalho se centra na pesquisa de doutorado que investiga a visão e a filosofia da prática de ensino da dança da artista-pedagoga argentina María Fux. A partir de um aporte de investigação etnográfica, adicionado aos dez anos de experiência e de convívio próximo com María Fux e sua prática, resultam desta investigação, os valores que caracterizam sua forma de ensino somato-integrativo de movimento, assim como a relação com o corpo. A filosofia elaborada por Fux tem características peculiares de uma relação com a arte colocada no contexto da vida das pessoas. Sua abordagem de trabalho dialoga diretamente com aspectos da Educação Somática, um vasto campo de estudo que concebe o corpo e o movimento como integradores do ser, bem como a capacidade de aumentar a abrangência do movimento corporal. Como pesquisa em andamento, esta visa pontuar semelhanças entre a abordagem fuxiana de ensino da dança, criada em um contexto latino, e suas aproximações com o paradigma somático.



Palavras-chave


María Fux. Educação Somática. Integração. Dança. Pedagogia da Dança.

Texto completo:

PDF


DOI: http://dx.doi.org/10.9771/r.v1i31.26802


ISSN 2175-8131 (versão eletrônica)
Avenida Araujo Pinho, 292 - Campus do Canela
CEP: 40110-150 - Salvador/Bahia/Brasil
Tel.: (71) 3283.7858
e-mail: ppgac@ufba.br