Notícias

CHAMADA DE TRABALHOS

 

Dossiê: Poéticas Vocais
Revista Repertório: Ano 20 - Número 1 (jan/abr) 2018
Revista editada quadrimestral pelo Programa de Pós-Graduação em Artes Cênicas da Universidade Federal da Bahia.

Editada pelo Programa de Pós-Graduação em Artes Cênicas da Universidade Federal da Bahia, a revista Repertório abre chamada para o Dossiê: Poéticas Vocais. Os trabalhos devem ser submetidos de 17/out a 10/dez de 2017, através do portal SEER (https://portalseer.ufba.br/).

A pesquisa vocal para o ator, no cenário teatral brasileiro, se expande de forma a exigir reflexões críticas voltadas para as diferentes atuações nas artes cênicas. Entendemos que o trabalho vocal pode abranger a expressão do intérprete com o intuito de observar sua singularidade vocal, bem como o trabalho de escuta e das propriedades do som e da música que contemplem o campo da musicalidade do ator. As reflexões também voltam-se para os processos de criação e composição cênica a partir da performance vocal do ator e dos elos que compõem a cena; as metodologias aplicadas à formação do artista cênico, ao desenvolvimento humano, à formação de profissionais que têm na voz falada ou cantada seu instrumento de trabalho. Nesse arco de reflexão, também ganham espaço os estudos do imaginário, da memória, das tradições que envolvem a mitologia e o papel social do atuante no passado e na sociedade contemporânea, estabelecendo elos com a antropologia da performance. Assim, incluímos também as associações entre as pesquisas sobre a linguagem cênica às da área de comunicação e expressão, da consciência corporal e às da saúde vocal em sua dimensão somática e do cuidado de si.

 Dessa forma, considerando as articulações entre os diferentes saberes e fazeres, abrangendo diversas geografias do conhecimento, a presente chamada objetiva convocar trabalhos de natureza prática e teórica que estejam contemplados entre as linhas temáticas:
  • A colonialidade do poder na dimensão da voz;
  • A expressão vocal negra e indígena;
  • Voz e gênero;
  • A escuta, o silêncio e a musicalidade no trabalho vocal;
  • O trabalho vocal nos cursos de Licenciatura em Teatro;
  • O professor de voz e o desafio criativo cênico;
  • As dimensões somáticas da voz e o cuidado de si;

Artigos que estejam fora das normas de publicação da revista não serão aceitos.
Para acessar a REVISTA REPERTÓRIO https://portalseer.ufba.br/index.php/revteatro/index

 

CALL FOR PAPERS

Dossier: Vocal Poetics
Journal Repertório: Year 20 - Number 1 (jan / apr) 2018
Quarterly journal published by the Post-Graduate Program in Performing Arts of the
Federal University of Bahia.
The Journal Repertório opens call for the Dossier: Vocal Poetics.
Submissions on line only, through the SEER portal (https://portalseer.ufba.br/).
Deadline : 16/10 to 10/12/2017.
The vocal research for actor training is expanding in the Brazilian theatrical scene, and
demands critical reflections in order to attend the wide variety of the Performing Arts
field. We understand that voice in performance has changed over time and that vocal
training today should observe and address the expression and singularity of the artist,
as well as the listening aspects and the properties of sound and music to embrace the
individuality and musicality of the actor.
The reflections turn to the processes of creation and scenic composition from the vocal
performance of the actor to the chain that creates the scene itself; the methodologies
applied to the performer training to the human development and professionals who
use speaking and singing as their instrument of work.
In this arc of reflection, studies of the imaginary, memory, traditions involving
mythology and the social role of the actor in the past and in contemporary society also
gain space, establishing links with the anthropology of performance. Thus, we also
include the associations between research on scenic language in the area of
communication and expression, body awareness and vocal health in its somatic
dimension and self care.

Thus, considering the articulations between the different knowledges and actions
covering several geographies of knowledge, the present call hopes to convene works
of a practical and theoretical nature that contemplates the following thematic lines:

● The power of colonization in the vocal dimension
● Black and native vocal expression
● Voice and gender
● Listening, silence and the musicality in the vocal training
● Voice training in higher education curriculum for Theater
● The voice teacher and the scenic creative challenge
● The somatic dimensions of the voice and self- care

Articles must follow the journal's
publication standards in order to be accepted.
Mission
The Journal Repertory of the Graduate Program in Performing Arts - PPGAC has the
mission to encourage transdisciplinary reflections with an emphasis on contemporary
thinking. Its focus is in the field of Performing Arts in dialogue with other fields of
knowledge with predominance in the fronts of production of thinking-making in art,
fostering and strengthening Ibero-American relations, as encompassing contributions
from the North and Northeast regions of Brazil. Hence, it seeks to discuss not only
Mainstream reflection, but above all, mythic and poetic narratives that reflect the local
realities of our country, thus meeting the world cultural diversity.

 

CONVOCATORIA DE TRABAJOS

Dossier: Poéticas vocales Revista Repertorio: Año 20 – Número 1 (ene/abr) 2018

Revista cuatrimestral, editada por el Programa de Post Graduación en Artes Escénicas de la Universidad Federal de Bahia.

La Revista Repertorio abre la convocatoria para el “Dossier: Poéticas Vocales”. Los trabajos deben ser enviados del 17/oct al 10/dic de 2017, a través de la plataforma SEER (https://portalseer.ufba.br/).

La investigación vocal para el actor, en el escenario teatral brasilero, se expande exigiendo reflexiones críticas sobre las diferentes actuaciones en las artes escénicas. Entendemos que el trabajo vocal puede abarcar la expresión del intérprete con la intención de observar su singularidad vocal, así como el trabajo de escucha, de las propiedades del sonido y de la música, que contemplen el campo de la musicalidad del actor. Las reflexiones también pueden ocuparse de los procesos de creación y composición escénica a partir de la performance vocal del actor y de los eslabones que componen la escena; las metodologías aplicadas a la formación del artista escénico, al desarrollo humano, a la formación de profesionales que utilizan la voz hablada o cantada como su instrumento de trabajo. En este abanico de reflexiones, también ganan espacio los estudios sobre el imaginario, la memoria, las tradiciones que envuelven la mitología y el papel social del actuante en el pasado y en la sociedad contemporánea, estableciendo vínculos con la antropología de la performance. Así, incluimos también las conexiones entre las investigaciones sobre el lenguaje escénico y las áreas de comunicación y expresión, de consciencia corporal y de salud vocal en su dimensión somática y del cuidado de sí. De esta forma, considerando las articulaciones entre los diferentes saberes y haceres, abarcando diversas geografías del conocimiento, la presente convocatoria acoge trabajos de naturaleza práctica y teórica que estén contemplados entre las líneas temáticas:

  • La colonialidad del poder en la dimensión de la voz;
  • La expresión vocal negra e indígena;
  • Voz y género;
  • La escucha, el silencio y la musicalidad en el trabajo vocal;
  • El trabajo vocal en los cursos de Licenciatura en Teatro;
  • El profesor de voz y el desafío creativo escénico;
  • Las dimensiones somáticas de la voz y el cuidado de sí; 

No se aceptarán artículos que estén fuera de las normas de publicación de la revista.

 

 

 

 
Publicado: 2017-10-17
 
1 a 1 de 1 itens