Revista Periódicus

A Revista Periódicus é uma publicação semestral de divulgação científica do Grupo de Pesquisa CUS - Cultura e Sexualidade, criado em 2007 e vinculado à Universidade Federal da Bahia, ao Instituto de Humanidades, Artes e Ciências Professor Milton Santos, ao Programa Multidisciplinar de Pósgraduação em Cultura e Sociedade e ao Centro de Estudos Multidisciplinares em Cultura (CULT). O objetivo principal será divulgar, traduzir e fomentar os estudos queer realizados especialmente no Brasil, no restante da América Latina e nos países da península ibérica. Tem, ainda, como objetivos específicos:1. Criar um local de produção, divulgação e fomento de textos que tenham como objetivo pensar uma perspectiva queer a partir da América Latina e da península ibérica;2. Traduzir alguns dos artigos centrais dos estudos queer produzidos no mundo, especialmente aqueles que guardam relação mais direta com as realidades da América Latina e da península ibérica;3. Divulgar a produção acadêmica realizada por meio de uma perspectiva multi-inter-transdisciplinar sobre a diversidade sexual e de gênero que seja influenciada pelos estudos queer;4. Produzir uma revista que também acolhe outras linguagens e modos de criação de textos acadêmicos, de forma a também estranhar as metodologias e as formas canônicas de produzir conhecimento na universidade.

A publicação consta em Indexadores e Diretórios como: Latindex e Livre.

Notícias

 

Chamada de publicação: Periódicus lança chamada de textos para dossiê sobre crimes de ódio (con versión en español, with english version)

 

Crimes de ódio e ataques morais contra feministas, LGBTs e defensores de direitos sexuais e reprodutivos. Esse é o tema do dossiê que a revista Periódicus pretende lançar em sua décima edição (ver proposta completa abaixo).

Crímenes de odio y ataques morales contra feministas, LGBTs y defensores de derechos sexuales y reproductivos es el tema del dossier de la revista Periódicus en su décima edición (ver la propuesta completa a continuación).

Hate crimes, hate speech and defamation on feminists, LGBTs and defenders of sexual and reproductive rights. This is the subject of the dossier that the magazine Periódicus intends to launch in its Tenth Edition. (View full proposal below).

 
Publicado: 2018-04-20 Mais...
 

Chamada de publicação: Periódicus lança chamada de textos para dossiê sobre crianças desviadas

 

Crianças desviadas, sexualidades monstruosas, educação pervertida: paisagens alteritárias das infâncias. Esse é o título-tema do próximo dossiê (o nono) da Periódicus, revista de estudos indisciplinares em gêneros e sexualidades. A chamada de textos (ou colaborações em outros formatos) para o dossiê (leia proposta completa abaixo), foi lançada hoje. Desta vez o dossiê será organizado pelos pesquisadores Alexsandro Rodrigues (Ufes), Jésio Zamboni (Ufes), Leonardo Lemos (Unesp), Marcelo Santana Ferreira (UFF) e Raquel Salgado (Ufmt).

 
Publicado: 2017-10-03 Mais...
 

Chamada de publicação: Periódicus lança chamada de textos para dossiê Cidades dissidentes e comemora conceito B2

 
Discutir as relações entre gênero, sexualidade e espaço urbano. Essa é a proposta do próximo dossiê da Periódicus, revista de estudos indisciplinares em gêneros e sexualidades. A chamada de textos (ou colaborações em outros formatos) para o dossiê, intitulado Cidades dissidentes (leia abaixo), foi lançada hoje (dia 8 de maio). Desta vez o dossiê será organizado pelos pesquisadores Helder Thiago Maia (Universidade Federal Fluminense), Matheus Araujo dos Santos (Universidade Federal do Rio de Janeiro) e Pablo Assumpção (Universidade Federal do Ceará).  
Publicado: 2017-05-18 Mais...
 

Chamada de publicação: Ampliado prazo para submissão de textos ao dossiê sobre lesbianidades

 
Antendendo a vários pedidos, a Periódicus – revista de estudos indisciplinares em gêneros e sexualidades - adiou para dia 26 de março a data para envio de textos para o dossiê de seu sétimo número, a ser lançado ainda no primeiro semestre de 2017. O dossiê, intitulado Sapatão é revolução! Existências e resistências das lesbianidades nas encruzilhadas subalternas (leia chamada abaixo), é organizado pelas professoras e pesquisadoras Ana Cristina C. Santos (Universidade Federal de Alagoas), Simone Brandão Souza (Universidade Federal do Recôncavo da Bahia) e Thaís Faria (Universidade Federal da Bahia).  
Publicado: 2017-03-10 Mais...
 
Outras notícias...

v. 1, n. 9 (2018): Crianças desviadas, sexualidades monstruosas, educação pervertida: paisagens alteritárias das infâncias


Capa da revista
"Ludus" de CATTO (Gabriel Catto)