Papel social e competências gerenciais do professor do ensino superior: aproximações entre os construtos e perspectivas de pesquisa

Milka Alves Correia Barbosa, Kely César Martins de Paiva, José Ricardo Costa de Mendonça

Resumo


Este ensaio tem como objetivo discutir aproximações conceituais entre os construtos “papel social”, “competências profissionais” e “competências gerenciais” do professor do ensino superior. A noção de papel social tem sido usada de forma recorrente e espontaneamente pelos membros das organizações em suas descrições acerca de suas práticas e experiências. Argumenta-se que os papeis sociais que o professor de ensino superior desempenha (docente, pesquisador, gestor, orientador etc.) pautam-se em competências profissionais específicas que podem ser efetivas, ou não, dependendo do seu ambiente e contexto de atuação. Para atingir o objetivo proposto, buscou-se lançar luzes sobre as faces do papel social de professor-gestor e ampliar a discussão sobre esses construtos em um ambiente com atores e dinâmicas bastante peculiares, como o de uma instituição de ensino superior. Ao final, uma agenda de pesquisa que considera aspectos metodológicos e conexões temáticas foi sugerida.

 


Palavras-chave


Papel Social. Competências Profissionais. Competências Gerenciais. Professor. Ensino Superior.

Texto completo:

PDF


Organizações & Sociedade (O&S) - ISSN (Online) 1984-9230 / (Impresso) 1413-585X

O&S adota a Licença de Atribuição do Creative Commons 4.0 em todos os trabalhos publicados, exceto, quando houver indicação específica de detentores de direitos autorais.

Indicador de qualidade:

Qualis CAPES A2

Parceiros: