Tribos de consumo: representações sociais em uma comunidade virtual de marca

Thiago Assunção De Moraes, Nelsio Rodrigues de Abreu

Resumo


Com o principal objetivo de verificar como o conjunto de representações sociais constrói o efeito do sentimento de tribo em uma comunidade virtual de marca, este estudo netnográfico analisou, na comunidade peladeiro.com.br, padrões de discurso que refletem tal sentimento. A análise baseou-se na intensidade das interaçõ es entre insiders e devotees e, na teoria das representaçõ es sociais, o processo de ancoragem originou os discursos do sujeito coletivo. Evidenciou-se na comunidade um comportamento de tribo em função das peladas, emergindo nos achados os elementos encontrados nas relaçõ es sociais de uma comunidade virtual que a transformam em uma tribo.


Palavras-chave


teoria das representações sociais; tribos de consumo; discurso do sujeito coletivo; netnografia

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ISSN (Online) 1984-9230 - (Impresso) 1413-585X - Qualis CAPES A2

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