Gestão ambiental regional: usando o IAD Framework de Elinor Ostrom na "análise política" da gestão ambiental da Região Metropolitana de Porto Alegre

José Carlos Lázaro da Silva Filho, Johannes Küchler, Luis Felipe Nascimento, Monica Cavalcanti Sá de Abreu

Resumo


O trabalho apresenta uma “análise política” do gerenciamento do meio ambiente em uma região metropolitana brasileira, partindo do Institutional Analysis and Development (IAD) Framework. Analisa-se como é possível gerenciar os problemas de uma região metropolitana, cujas unidades administrativas independentes, os municípios, devem atuar coordenadamente para obter um resultado positivo para a região. Para tanto, revisam-se os conceitos de “análise política” e o Institutional Analysis and Development (IAD) Framework, efetua-se pesquisa secundária das arenas e suas interações na região e, ainda, entrevistam-se 41 atores da rede política de gerenciamento ambiental da região metropolitana em questão. Como resultado, foi construído um quadro institucional do gerenciamento da região, baseado no IAD Framework. Neste, se identificam resultados da ação em forma de rede para a gestão de problemas específicos locais, com programas e ações. Identifica-se, também, uma interação entre os atores do sistema do meio ambiente e atores do novo sistema de recursos hídricos, sendo este último uma peça fundamental no caso da poluição hídrica da Região Metropolitana.

Palavras-chave


Gestão ambiental. Política ambiental. Análise política. Planejamento ambiental. Gestão de recursos hídricos. Elinor Ostrom. IAD-framework.

Texto completo:

PDF


ISSN (Online) 1984-9230 - (Impresso) 1413-585X - Qualis CAPES A2