Sport Club Internacional e a constituição da identidade corporativa de "clube-empresa"

José Coelho de Andrade Albino, Alexandre de Pádua Carrieri, Diego Figueiredo, Frederico Heitmann Saraiva, Frederico Luiz Ribeiro Silva Barros

Resumo


Este artigo apresenta resultados de pesquisa realizada com o objetivo de compreender o processo de constituição da identidade corporativa do Sport Club Internacional, um dos primeiros e mais bem-sucedidos clubes brasileiros a se tornar clubeempresa. Aborda, sobretudo, a forma como o clube constituiu e vem gerenciando a ambigüidade dos papéis de clube e empresa. O estudo conjuga teorias de branding, principalmente a segunda corrente, que compreende a identidade como fluida e fruto de negociações políticas entre coalizões de poder, estabelecidas entre stakeholders internos e externos, com a sociologia de Pierre Bourdieu, sobretudo, os conceitos de campo, habitus, capitais e trajetória.

Palavras-chave


Identidade. Branding. Futebol. Clube-Empresa. Campo. Habitus.

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ISSN (Online) 1984-9230 - (Impresso) 1413-585X - Qualis CAPES A2