REPRESENTAÇÃO DO CONHECIMENTO OU REPRESENTAÇÃO CONCEITUAL? : uma investigação epistemológica no âmbito da ciência da informação e da filosofia nas considerações de Deleuze e Guatarri

Hildenise Ferreira Novo

Resumo


No domínio da Ciência da Informação a representação do conhecimento se traduz no conceito, ou na representação conceitual, assim, para se organizar estruturas de representação que possam abarcar o mapeamento de um dado domínio, é necessário o uso de métodos que viabilizem a análise conceitual. Busca-se em estudos epistemológicos na Ciência da Informação e na Filosofia o entendimento para análise e formação dos conceitos. Este artigo apresenta os pensamentos de Gilles Deleuze e Félix Guatarri, através da leitura e análise da obra “O que é a Filosofia?” na intenção de encontrar possibilidades do entendimento filosófico sobre conceito. Tal entendimento conceitual é fundamental para a construção de métodos e modelos de análise para representação conceitual, o que foi percebido neste breve estudo. O resultado obtido revela a necessidade de aprofundamento das obras dos autores, principalmente no que tange a contribuição aos estudos teóricos e epistemológicos nos domínios de Organização e Representação do Conhecimento.

Palavras-chave


Representação do conhecimento. Representação conceitual. Teoria do Conceito. Ciência da Informação. Epistemologia-Filosofia.

Texto completo:

PDF


DOI: http://dx.doi.org/10.9771/1981-6766rpa.v7i3.9328

PontodeAcesso. ISSN: 1981-6766