SOCIAL MEDIA MARKETING NAS BIBLIOTECAS ACADÉMICAS PORTUGUESAS

Maria Armanda Salgado, Ana Reyes Pacios

Resumo


Apresentam-se as perceções dos profissionais da informação das bibliotecas académicas portuguesas face à adoção do conceito social media marketing. Os resultados foram obtidos, através da aplicação de um questionário online à Rede de Informação do Instituto Nacional de Estatística em Bibliotecas do Ensino Superior (Portugal). Conclui-se que apesar dos profissionais da informação reconhecerem o valor da participação das bibliotecas académicas na web social e da sua utilização visando o marketing, ainda são poucas as organizações que apresentam uma participação nas plataformas sociais, em concreto no facebook, com um ritmo de publicação regular, com regras de normas e estilos de utilização e que procedem à sua monitorização e avaliação. Conclui-se também que à estratégia de marketing carecem estudos de perfis dos utilizadores, incluindo a análise dos respetivos comportamentos informacionais, face a este contexto que se impõe na web social.

Palavras-chave


Social media marketing; profissionais da informação; bibliotecas académicas; Portugal

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DOI: http://dx.doi.org/10.9771/1981-6766rpa.v10i1.14644

PontodeAcesso. ISSN: 1981-6766