BREVES REFLEXÕES SOBRE A LEITURA HIPERTEXTUAL NO CONTEXTO DAS BIBLIOTECAS ESCOLARES

Claudio Marcondes Castro Filho, Márcia Regina Silva

Resumo


Este artigo tem como objetivo refletir sobre o papel da biblioteca escolar no contexto da leitura hipertextual. O hipertexto relaciona-se a escrita e/ou leitura não linear e não hierarquizada que por meio de links permite o acesso a outros conteúdos, muitas vezes, externos ao texto original. A leitura hipertextual faz parte do cotidiano infantil, seja em livros infantis impressos, nos e-books, bem como, no próprio ambiente da Internet. Nesse sentido, buscou-se discutir o papel do bibliotecário que atua nestas instituições em relação à formação do pequeno leitor. Ainda que haja um distanciamento entre educador e bibliotecário, é inegável que essa parceria contribuirá, efetivamente, no incentivo a leitura, transformando leitores passivos em leitores críticos, capazes de conduzir e aproveitar a leitura, mesmo em situação de não-linearidade, inclusive com inúmeras atividades que podem ser desenvolvidas no ambiente da biblioteca escolar.

Palavras-chave


Leitura Hipertextual. Biblioteca Escolar. Bibliotecário

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DOI: http://dx.doi.org/10.9771/1981-6766rpa.v10i1.10007

PontodeAcesso. ISSN: 1981-6766