Submissões

Submissões Online

Já possui um login/senha de acesso à revista PontodeAcesso?
Acesso

Não tem login/senha?
Acesse a página de cadastro

O cadastro no sistema e posterior acesso, por meio de login e senha, são obrigatórios para a submissão de trabalhos, bem como para acompanhar o processo editorial em curso.

 

Diretrizes para Autores

• A obediência aos Itens de Verificação para Submissão da revista, além da ortografia e da gramática da lingua utilizada no artigo é de responsabilidade do autor.
• Os originais serão publicados em língua portuguesa ou estrangeira (inglês, espanhol e francês). O texto em lingua estrangeira será publicado de acordo com a norma vigente em seu pais de origem.
• A responsabilidade da correção normativa e gramatical do texto é de inteira responsabilidade do autor. Caso necessário, a revista pode apontar falhas ou fazer alterações nos originais.
• As opiniões emitidas pelos autores dos artigos são de sua exclusiva responsabilidade.
• A revista poderá classificar as colaborações de acordo com seções temáticas.
• Serão aceitos apenas artigos originais, isto é, que não tenham sido publicados em português, inglês, francês e espanhol em livros ou qualquer outra revista acadêmica nacional ou estrangeira. Textos publicados somente em Anais de eventos científicos poderão ser submetidos.
• Não serão publicados artigos do mesmo autor em números consecutivos, salvo no caso em que o autor tenha publicado individualmente e seja co-autor em outro artigo.
Tutorial para submissão de artigos no Sistema Eletrônico de Editoração de Revista – SEER

 

Condições para submissão

Como parte do processo de submissão, os autores são obrigados a verificar a conformidade da submissão em relação a todos os itens listados a seguir. As submissões que não estiverem de acordo com as normas serão devolvidas aos autores.

  1. Formatos: todas as colaborações devem ser enviadas por meio do Sistema Eletrônico de Editoração de Revista – SEER. O texto deve estar gravado em extensão RTF (Rich Text Format), desde que não ultrapasse 2MB. Os metadados deverão ser devidamente preenchidos.
  2. Tamanho: os textos devem ter um mínimo de 12 laudas, mas não poderão ultrapassar 12 mil palavras.
  3. Título: deve ser breve e suficientemente específico e descritivo. Todos os textos devem ter título em português e em inglês. Os textos escritos em francês e espanhol devem ser acompanhados de um terceiro título, na respectiva língua.
  4. Resumo: Com até 200 palavras, o resumo deve apresentar o trabalho de forma concisa, num único parágrafo. Deve indicar, pelo menos, objetivo, embasamento teórico e conclusões do trabalho, mas é desejável que aponte também o método utilizado, bem como alguns pontos relacionados às conclusões, em caso de resultados de pesquisa. Os textos escritos em francês e espanhol devem ser acompanhados de um terceiro resumo, na respectiva língua.
  5. Palavras-Chave: todos os textos devem ter entre três e cinco palavras-chave, em português e em inglês. Os textos escritos em francês e espanhol devem ser acompanhados de uma terceira versão das palavras-chave, na respectiva língua.
  6. Abreviaturas e siglas: é recomendável a utilização de abreviaturas e siglas, desde que sejam utilizadas convencionalmente, mas devem ser padronizadas quanto à apresentação, isto é, na primeira vez que aparecerem no texto devem figurar entre parênteses após o nome por extenso.
  7. Agradecimentos: a auxílios recebidos para a elaboração do trabalho e a eventuais colaboradores devem ser mencionados no final do artigo.
  8. Notas: devem vir no rodapé da página correspondente.
  9. Figuras e tabelas: são publicadas no corpo do texto, desde que estritamente indispensáveis à sua clareza. São aceitos gráficos, tabelas e fotografias nítidas, isto é, com definição de, no mínimo, 250 dpi. Se já tiverem sido publicadas, mencionar a fonte.
  10. Referências: devem obedecer à NBR 6023/2003 e vir no final do texto. Informação oriunda de comunicação pessoal, trabalhos em andamento e textos não-publicados não devem ser incluídos na lista de referências, mas indicados em nota de rodapé da página onde forem citados.
  11. Anexos e apêndices: a revista não publica.
  12. Apresentação: devem ser observadas as normas da ABNT referentes à apresentação de artigos em publicação periódica científica (NBR 6022/2003), apresentação de citações em documentos (NBR 10520/2002), norma para datar (NBR 5892/1989), numeração progressiva das seções de um documento (NBR6024/2003) e resumos (NBR 6028/2003), bem como a norma de apresentação tabular do IBGE. Numeração progressiva é um recurso opcional, a critério do autor, mas as demais normas são obrigatórias.
  13. Artigos de origem estrangeira: devem obedecer às normas do país de origem.
 

Política de Privacidade

Os nomes e endereços informados em Pontodeacesso serão usados exclusivamente para os serviços prestados por esta publicação, não sendo disponibilizados para outras finalidades ou à terceiros.