História da Paixão do Senhor, de João Augusto, na trama do tecido textual

Dâmaris Carneiro dos Santos, Rosa Borges dos Santos

Resumo


Do dramaturgo João Augusto, História da Paixão do Senhor (HPS) é um texto teatral que foi encenado na Bahia, na década de 1960. Resultado de uma compilação e adaptação dos textos Mistério da Paixão, de Arnoul Gréban, O Pranto da Madona, de Jacopone da Todi, e A Via Sacra, de Paul Claudel, traduzidos por Estela Froes, o texto foi submetido ao Serviço de Censura, tendo a sua exibição permitida, sem restrição etária. A tradição textual de HPS é composta de quatro testemunhos: dois, no acervo do Teatro Vila Velha (TVV); um, no acervo da Coordenação Regional do Arquivo Nacional, no Distrito Federal (COREG-AN-DF), Fundo Divisão de Censura de Diversões Públicas (DCDP); e mais um, no acervo da Escola de Teatro da Universidade Federal da Bahia (ETUFBA).Nos campos da Filologia Textual e da Crítica Genética, buscou-se, neste trabalho, desenvolver um estudo crítico e genético de História da Paixão do Senhor, a partir da materialidade do manuscrito autógrafo, datiloscrito que traz rasuras e anotações autógrafas, para estudo do processo de construção do texto visando à encenação. 


Texto completo:

PDF

Referências


A TARDE, Salvador, 03 abr. 1961.

A TARDE, Salvador, 25 mar. 1961.

AUGUSTO, João. História da Paixão do Senhor. Salvador. [1961] 12 f. Acervo do Teatro Vila Velha.

AUGUSTO, João. História da Paixão do Senhor. Salvador. [1961] 9 f. Acervo do Teatro Vila Velha.

AUGUSTO, João. História da Paixão do Senhor. Salvador. [1978] 12 f. Acervo da Escola de Teatro da Universidade Federal da Bahia.

BIASI, Pierre-Marc de. A genética dos textos. Tradução Marie-HélèneParet Passos. Porto Alegre: EDIPUCRS, 2010.

BORGES, Rosa et. al. Edição de texto e crítica filológica. Salvador: Quarteto, 2012. 230 p

FAGUNDES, Coriolano de Loyola Cabral. Censura & liberdade de expressão. São Paulo: Edital, 1974.

GRÉSILLON, Almuth. Elementos de crítica genética: ler os manuscritos modernos. Tradução Cristina de Campos Velo Birck et. al. Porto Alegre: Editora da UFRGS, 2007.

LEÃO, Raimundo Matos de. Abertura para outra cena: O moderno teatro na Bahia. Salvador: Fundação Gregório de Mattos: EDUFBA, 2006.


Apontamentos

  • Não há apontamentos.