A UNIVERSIDADE, A RELIGIÃO E AS EMPRESAS: UM ESTUDO SOBRE A LEGITIMAÇÃO RELIGIOSA DA LÓGICA DO CAPITAL NO ENSINO SUPERIOR

Evandro Ricardo Guindani, Yáscara Michele Neves Koga

Resumo


Este trabalho resulta de uma pesquisa em nível de doutorado que investigou como a universidade contribui para legitimar a lógica do capital, por meio da pesquisa em ciências da religião. Foram analisadas 07 dissertações produzidas em duas universidades brasileiras. Embora focalizando a constituição desta temática na atualidade, não perdemos de vista o quanto, desde o medievo, a teologia foi utilizada pela nobreza e pelo clero, precedendo ou anunciando a atual forma de apropriação desse conhecimento pela classe hegemônica. Detectamos no contexto atual uma retomada ou o estreitamento da relação entre a religião e mercado com mediação da Universidade, agora, não mais a serviço da nobreza e do clero, mas dos empresários.

Palavras-chave


Universidade; Religião; Empresas

Texto completo:

PDF


DOI: http://dx.doi.org/10.9771/gmed.v6i1.9782

Direitos autorais 2018 Germinal: Marxismo e Educação em Debate

Licença Creative Commons
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional.

Germinal: Marx. Educ. em Debate, Salvador - ISSN: 2175-5604.