A PEDAGOGIA HISTÓRICO-CRÍTICA E O CURRÍCULO BÁSICO PARA A ESCOLA PÚBLICA DO PARANÁ – 1990: DO MITO À REALIDADE

Paulino José Orso, Sandra Tonidandel

Resumo


Há praticamente um consenso de que, no Estado do Paraná, a Pedagogia Histórico-Crítica (PHC) foi institucionalizada e se constitui no referencial pedagógico que embasa toda a prática pedagógica da Rede estadual de ensino desde de 1990. O objetivo deste artigo, porém, é demonstrar que, apesar das melhorias conquistadas pelo movimento dos educadores, como a hora atividade, a eleição de diretores e a melhoria na questão salarial, dentre outras, não só não se “institucionalizou” um Currículo calcado na PHC, como permanece desconhecida pela maioria dos docentes, apesar de estar no PPP das escolas e no discurso vazio da maioria dos docentes e políticos. 


Palavras-chave


educação; currículo básico do Paraná; pedagogia histórico-crítica

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DOI: http://dx.doi.org/10.9771/gmed.v5i2.9706

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Germinal: Marx. Educ. em Debate, Salvador - ISSN: 2175-5604.