O PAPEL DO CURRÍCULO ESCOLAR NO DESENVOLVIMENTO HUMANO: CONTRIBUIÇÕES DA PEDAGOGIA HISTÓRICO-CRÍTICA E DA PSICOLOGIA HISTÓRICO-CULTURAL

Julia Malanchen, Ricardo Eleutério dos Anjos

Resumo


Este trabalho aponta as articulações existentes entre os fundamentos da psicologia histórico- cultural e da pedagogia histórico-crítica, no que tange à questão dos conteúdos que devem compor o currículo escolar. A correta organização do processo de ensino pelo professor, por meio de conhecimentos científicos, bem como a apropriação do conteúdo clássico, por parte do aluno, favorece o desenvolvimento psíquico ao suscitarem o desenvolvimento das funções psíquicas superiores em suas máximas possibilidades. Desse modo, afirmamos que a psicologia histórico-cultural e a pedagogia histórico-crítica alinham-se tanto no que se refere à perspectiva marxista da revolução socialista, como no que se refere à concepção de formação da individualidade e do papel da educação escolar na emancipação humana. 


Palavras-chave


psicologia histórico-cultural; pedagogia histórico-crítica; currículo

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DOI: http://dx.doi.org/10.9771/gmed.v5i2.9704

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Germinal: Marx. Educ. em Debate, Salvador - ISSN: 2175-5604.