A PEDAGOGIA HISTÓRICO-CRÍTICA, AS LUTAS DE CLASSE E A EDUCAÇÃO ESCOLAR

Dermeval Saviani

Resumo


Após introduzir a abordagem da relação entre educação e luta de classes na sociedade atual, este artigo trata do significado do conceito de violência evidenciando a condição atual de um mundo regido pela violência que encontra justificativa no fascismo, definido como metafísica da violência. Em seguida aborda o problema da erradicação da violência na práxis social nas perspectivas do personalismo cristão (metafísica da não-violência), do existencialismo (concepção subjetiva da violência) e do marxismo (concepção objetiva da violência e da não-violência). Com base nessas análises explicita, na conclusão, a relação entre luta de classes e educação escolar na perspectiva histórico-crítica.


Palavras-chave


pedagogia histórico-crítica; violência e filosofia; luta de classes e educação escolar.

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DOI: http://dx.doi.org/10.9771/gmed.v5i2.9697

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Germinal: Marx. Educ. em Debate, Salvador - ISSN: 2175-5604.