FORMA E CONTEÚDO DO ENSINO NA EDUCAÇÃO INFANTIL: O PAPEL DO JOGO PROTAGONIZADO E AS CONTRIBUIÇÕES DA LITERATURA INFANTIL

Juliana Campregher Pasqualin, Angelo Antonio Abrantes

Resumo


Esse artigo aborda a relação entre ensino escolar e desenvolvimento psíquico à luz da psicologia histórico-cultural e da pedagogia histórico-crítica, tecendo apontamentos sobre a tríade forma-conteúdo- destinatário do ensino na particularidade da educação infantil. Considerando a finalidade de promover a formação das bases do pensamento teórico na criança pequena, analisa-se o papel do jogo protagonizado como atividade dominante da idade pré-escolar e discute-se as contribuições da literatura dirigida à criança, destacando a importância do acesso a produções artísticas que retratam imaginativamente objetos e fenômenos da realidade considerados a partir da prevalência do movimento e multilateralidade. 


Palavras-chave


Educação Infantil; Jogo protagonizado; literatura infantil.

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DOI: http://dx.doi.org/10.9771/gmed.v5i2.9696

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Germinal: Marx. Educ. em Debate, Salvador - ISSN: 2175-5604.