O PAPEL DA ARTE E DA EDUCAÇÃO ESCOLAR NA FORMAÇÃO DE NECESSIDADES SUPERIORES À LUZ DOS PRESSUPOSTOS DA PEDAGOGIA HISTÓRICO-CRÍTICA

Larissa Bulhões D'Incao, Mariana de Cássia Assumpção, Maria Cláudia da Silva Saccomanni

Resumo


Ancorado nos pressupostos da Pedagogia Histórico-Crítica este artigo pretende refletir sobre a produção de necessidades superiores, enfatizando o papel da educação escolar nesse processo. À luz da crítica marxiana ao modo de produção capitalista, nosso objeto é, por um lado, destacar as características da esfera estética de objetivação do gênero humano, mostrando que ela resultou da crescente complexidade por que passaram as necessidades e as relações humanas. E por outro lado, afirmar que a apropriação dos conhecimentos mais elaborados na escola enriquece a subjetividade dos indivíduos, corroborando com a superação das barreiras ao pleno desenvolvimento que o capitalismo impõe.

Palavras-chave


Marx; Tradição marxista; sociologia da educação;

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DOI: http://dx.doi.org/10.9771/gmed.v7i1.9683

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Germinal: Marx. Educ. em Debate, Salvador - ISSN: 2175-5604.