SOCIEDADE EDUCAÇÃO E ESPORTE: A TEORIA DO CONHECIMENTO E O ESPORTE NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE EDUCAÇÃO FÍSICA.

Carlos Roberto Colavolpe

Resumo


RESUMO

 

A tese trata do sistema de complexo Sociedade-Educação-Esporte e analisa o trato desse conhecimento no currículo de formação de professores, para estabelecer relações e nexos entre o trabalho pedagógico, a teoria do conhecimento, o projeto de escolarização e o projeto histórico para reconhecer proposição superadora no trato com o conhecimento, na perspectiva da formação para a emancipação humana. A temática Sociedade foi analisada a partir das relações “ser humano-natureza-cultura” e das leis gerais que regem as relações “capital-trabalho” que determinam a formação do ser humano e se expressam dentro da escola nas finalidades da educação e na teoria do conhecimento que explica o que é o ser humano, como ele conhece e como ele desenvolve as suas capacidades cognoscitivas; Educação a partir das relações “capital-trabalho” e “trabalho-educação”, que estruturam a sociedade e se expressam dentro da escola na organização do trabalho pedagógico; Esporte a partir das relações entre “sociedade-educação-esporte” e entre “competitivo-lúdico” que se expressam no currículo, no trato com o conhecimento, nos conteúdos e métodos, nos objetivos e avaliação. Este processo de análise, a partir da literatura, da produção do conhecimento em dissertações e teses e dos programas dos cursos de educação nos permitiu a exposição: 1. do fenômeno social esportivo enquanto totalidade concreta a partir do trato do conhecimento na formação de professores e da singularidade dos processos históricos sociais; 2. do trabalho pedagógico no trato com o conhecimento do esporte no currículo de formação de professores. Este percurso possibilitou a apresentação de uma proposta para a organização do conhecimento em ciclos e, a abordagem do conteúdo do ensino esportivo, nos cursos de formação de professores em Educação Física, através do sistema de complexo “Sociedade-educação-esporte” como contribuição teórica para a superação do conhecimento fragmentado, o trato do conhecimento em modalidades esportivas e, a falta de relação e nexo entre o trabalho pedagógico e o projeto histórico nos cursos de formação de professores de Educação Física no Brasil.

 

 

Palavras Chaves: Formação Professores; Currículo; Esporte; Organização do trabalho pedagógico; Trato com o Conhecimento.

 

 

 

 

 


Palavras-chave


Formação Professores; Currículo; Esporte; Organização do trabalho pedagógico; Trato com o Conhecimento.

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DOI: http://dx.doi.org/10.9771/gmed.v5i1.9651

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