O processo de criação do curso normal superior no instituto superior de educação do rio de janeiro e a sua adequação em curso de pedagogia: a tradição como farsa. 2011. (Doutorado em Educação). Programa de Pós-Graduação em Educação, Faculdade de Educação,

GLÓRIA MELO TONÁCIO

Resumo


O objetivo desta pesquisa de doutorado é compreender o processo de transformação do Instituto de Educação do Rio de Janeiro (IERJ) em Instituto Superior do Rio de Janeiro (ISERJ) com a consequente criação e implementação do Curso Normal Superior (CNS), no período de 1996 a 2008. A análise pautou-se no Materialismo Histórico, inaugurado por Marx e Engels e, por isso, trata-se de um estudo de caráter descritivo-analítico, de cunho dialético. São categorias desta pesquisa: o capitalismo dependente (Fernandes, 1981/1972), a hegemonia (GRAMSCI, 1999, v.1/1932-1933), a concepção marxista de ideologia (Marx, 1977/1859) e a de gênero do discurso (BAKHTIN, 1992). Para compreensão do objeto foram analisados documentos legais, registros institucionais, jornais e revistas e um estudo de cunho empírico (observação e entrevistas).  A pesquisa permitiu concluir que a pedagogia instaurada no ISERJ e o extinto CNS/ISERJ se tornaram duas faces de uma mesma moeda. Essa nova (velha) formação docente, apesar de parecer trazer alguma mudança histórica, acaba por sublinhar as principais cristalizações do capitalismo e suas constantes reformas, a fim de salvaguardar a ordem. No jogo das forças políticas o velho se dissimula em novo. Arcaico e moderno se tornam os dois lados de uma sociedade de viés oligárquico e de condição dependente. Permaneceu, então, a mesma realidade: a contenção da luta dos trabalhadores e da transformação social.

 

Palavras- chave: Política de Formação Docente- Curso Normal Superior- Instituto Superior de Educação- Pedagogia-Capitalismo Dependente


Palavras-chave


Tradição Marxista

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DOI: http://dx.doi.org/10.9771/gmed.v5i1.9650

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Germinal: Marx. Educ. em Debate, Salvador - ISSN: 2175-5604.