EDUCAÇÃO INTEGRAL, INTERCULTURAL E SISTÊMICA: “A HEGEMONIA ÀS AVESSAS” NO PROGRAMA MAIS EDUCAÇÃO

Jamerson Almeida Silva, Katharine Ninive Pinto Silva

Resumo


Oartigo analisa o Programa Mais Educação desenvolvido pelos Governos Lula /Dilma, desvelando a concepção de Educação Integral que está assentada numaproposta intersetorial e sistêmica de gestão a partir do PDE. Através deanálise documental, evidenciamos que o programa expressa uma propostapolítico-pedagógica eclética, articulando “Educação Intercultural” e“Neotecnicismo”, teorias aparentemente incongruentes, mas que são dimensões da“hegemonia às avessas”, marca essencial do projeto político-ideológico dosgovernos em foco.

Palavras-chave


Programa Mais Educação; Educação Integral; Interculturalismo; Neotecnicismo; Gestão Sistêmica; Hegemonia às Avessas

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DOI: http://dx.doi.org/10.9771/gmed.v5i1.9641

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Germinal: Marx. Educ. em Debate, Salvador - ISSN: 2175-5604.