EMANCIPAÇÃO X EMANCIPAÇÃO: UMA ANÁLISE A PARTIR DAS ABORDAGENS TEÓRICAS DA EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR

Zuleyka da Silva Duarte

Resumo


O presente trabalho buscou conhecer o significado do conceito emancipação nas propostas pedagógicas crítico superadora e crítico emancipatória. Como percurso metodológico, optamos por pesquisa bibliográfica com enfoque dialético. Concluímos que a abordagem teórica Crítico Superadora, a partir da Pedagogia Crítico Social dos Conteúdos, concebe emancipação, como parte do conceito emancipação humana de Marx. Já a abordagem Crítico Emancipatória, fundamenta sua análise na concepção kantiana de esclarecimento e da teoria da ação comunicativa de Habermas, na perspectiva da emancipação da consciência, sem necessariamente buscar a transformação social.


Palavras-chave


Emancipação;Abordagem Crítico Superadora; Abordagem Crítico Emancipatória

Texto completo:

PDF


DOI: http://dx.doi.org/10.9771/gmed.v5i1.9637

Direitos autorais 2018 Germinal: Marxismo e Educação em Debate

Licença Creative Commons
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional.

Germinal: Marx. Educ. em Debate, Salvador - ISSN: 2175-5604.