EMANCIPAÇÃO HUMANA E AS POLÍTICAS DA EDUCAÇÃO SUPERIOR NO BRASIL

Dalmo Cavalcante de Moura, Soraya Dayanna Guimarães Santos

Resumo


Resumo: Os programas de financiamento e desenvolvimento da Educação Superior vêm crescendo nos últimos anos, em contrapartida percebemos que a autonomia das universidades públicas tem sido colocada em debate. Sendo assim, esse artigo tem como objetivo discutir as políticas da educação superior do Brasil em uma perspectiva da emancipação humana. Esta é uma pesquisa bibliográfica de autores como Marx (2010); Jimenez (2010); Arcary (2009); Bertoldo (2007; 2011); Saviani (2004), Lukács (1978). Os resultados remetem-nos à reflexão sobre os rumos e desafios em relação às políticas públicas na continuidade dos processos de socialização e democratização da educação superior brasileira.

Palavras-chave: Educação Superior. Emancipação Humana. Políticas Públicas.


Palavras-chave


Educação Superior; Emancipação Humana; Políticas Públicas.

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DOI: http://dx.doi.org/10.9771/gmed.v5i1.9636

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Germinal: Marx. Educ. em Debate, Salvador - ISSN: 2175-5604.