DA (RE)PRODUÇÃO DE UMA CONSCIÊNCIA ALIENADA PARA A PRODUÇÃO DE UMA CONSCIÊNCIA REVOLUCIONÁRIA: O DILEMA POSTO PARA O MARXISMO NA ATUALIDADE

Silvana Calvo Tuleski, Adriana de Fátima Franco

Resumo


Este texto apresenta os fundamentos da Psicologia Histórico-Cultural, com destaque para o caráter histórico-dialético do desenvolvimento humano e a importância de uma educação que garanta a apropriação, pelas novas gerações, dos conteúdos elaborados e sistematizados pela humanidade ao longo da história. A compreensão destes fundamentos remete à necessidade de explicitar as relações societárias que medeiam esta formação na atualidade. Neste enfoque, analisamos as relações de produção capitalistas em seu estágio atual e as características que estas imprimem na produção e socialização de bens materiais e culturais. Também analisamos como a sua apropriação pelas diversas classes sociais se refletirá nas consciências individualmente.

Palavras-chave


Emancipação Educação

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DOI: http://dx.doi.org/10.9771/gmed.v5i1.9635

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Germinal: Marx. Educ. em Debate, Salvador - ISSN: 2175-5604.