POR QUE É NECESSÁRIO O TRABALHO EDUCATIVO FUNDAMENTADO NA PEDAGOGIA HISTÓRICO-CRÍTICA NAS ESCOLAS DO CAMPO E DO MST?

Tiago Nicola Lavoura

Resumo


O artigo busca delinear as contribuições da pedagogia histórico-crítica para a formação dos indivíduos das escolas do campo. Para tanto, faz uma análise dos fundamentos pedagógicos do MST, demonstrando que a educação do campo e, em seu âmbito, a educação do MST, sofrem resquícios das pedagogias hegemônicas do “aprender a aprender”. Por fim, intenta-se defender a pedagogia histórico-crítica na educação do campo e do MST, como forma de se possibilitar em cada indivíduo singular, direta e intencionalmente, a formação plena de conteúdos os quais são produzidos pelo conjunto da humanidade.


Palavras-chave


Pedagogia histórico-crítica. Pedagogias do aprender a aprender. Educação do campo.

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DOI: http://dx.doi.org/10.9771/gmed.v7i1.9509

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Germinal: Marx. Educ. em Debate, Salvador - ISSN: 2175-5604.