MATERIALISMO HÍSTÓRICO-DIALÉTICO: Contribuições para a teoria Histórico-Cultural e a Pedagogia Histórico-Crítica

Joao Junior Bonfim Joia Pereira, Fatima Aparecida de Souza Francioli

Resumo


 Este texto apresenta um estudo da pedagogia histórico-crítica e da psicologia histórico-cultural e seu objetivo é mostrar a aproximação teórica que existe entre elas e suas contribuições para a educação escolar. Esse interesse apresentou-se a partir do momento em que constatamos que essas duas concepções estão presentes em publicações e produções acadêmicas que discutem o ensino escolar e o trabalho educativo, no entanto alguns aspectos ainda não estão muito claros para os educadores que dizem seguir essa linha de pensamento. Por isso, organizamos o texto de maneira que esclareça que o materialismo histórico e dialético, como princípio filosófico, abarca essas duas teorias permitindo que, no campo educacional, elas possam ser adotadas como referencial para o desenvolvimento do trabalho educativo.

 


Palavras-chave


pedagogia histórico-crítica; psicologia histórico-cultural; educação escolar.

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DOI: http://dx.doi.org/10.9771/gmed.v3i2.9456

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Germinal: Marx. Educ. em Debate, Salvador - ISSN: 2175-5604.