CONCEPÇÕES DE EDUCAÇÃO NA EDUCAÇÃO DO CAMPO: ELEMENTOS PARA UMA CRÍTICA NECESSÁRIA

Mauro Titton

Resumo


O artigo apresenta análise que buscou identificar os fundamentos da concepção educacional que sustenta a educação do campo. Teve por campo empírico os Cadernos da Coleção 'Por uma Educação do Campo' e as políticas educacionais, e por objetivo verificar como as relações entre educação e realidade atual têm marcado o desenvolvimento teórico-prático da educação do campo. Identificou-se que há opções teóricas utilizadas para a formulação da educação do campo que interditam a possibilidade de dar inteligibilidade às concretas relações de produção da educação e de sua articulação à uma estratégia de superação do capital, e que há possibilidades de essência nas experiências e na atividade de uma organização revolucionária, como o MST.


Palavras-chave


Educação do campo; movimentos sociais; trabalho e educação.

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DOI: http://dx.doi.org/10.9771/gmed.v4i1.9409

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Germinal: Marx. Educ. em Debate, Salvador - ISSN: 2175-5604.