REFLEXÕES SOBRE A PARTICIPAÇÃO POLÍTICA DO MOVIMENTO DOS EDUCADORES NA SOCIEDADE DE CLASSES

Slvia Alves dos Santos

Resumo


Este artigo trata de uma reflexão sobre a participação política do movimento dos educadores no Brasil a partir das mobilizações pela redemocratização do país. Inicia fazendo uma breve discussão sobre as relações entre Estado e sociedade e a importância da participação política dos sujeitos na construção de outra sociedade mais justa e igualitária. Essa luta sempre esteve balizada pelos interesses antagônicos das classes em disputas por projetos políticos no país. Tais conflitos, acirrados pelas crises cíclicas do capital que se reestrutura de tempos em tempos, mostram-nos o desafio em construir mecanismos de contra-hegemonia que possam consolidar-se em ações de enfrentamentos às injustiças sociais que assolam os direitos da classe trabalhadora.

Palavras-chave


Educação; participação política; educadores; sociedade

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DOI: http://dx.doi.org/10.9771/gmed.v4i2.9387

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Germinal: Marx. Educ. em Debate, Salvador - ISSN: 2175-5604.