Germinal e pedagogia histórico-crítica: compromisso com a luta pela emancipação humana

Paulino José Orso

Resumo


Este artigo apresenta um balanço dos 10 anos da Revista Germinal: Marxismo e Educação em Debate, em que procuramos verificar a relação existente entre a Germinal e a Pedagogia Histórico-Crítica (PHC) considerando as principais categorias de análise do materialismo histórico dialético. Primeiramente averiguamos como surgiu a PHC e a Germinal, depois nos atemos aos principais pressupostos e categorias defendidas por ambas e, na sequência, examinamos as produções veiculadas pela Germinal para conferir se de fato tem sido coerente com a perspectiva marxista e materialista histórica e se constituído num espaço de divulgação da PHC. Por fim, procuramos sopesar a importância desta revista, sobretudo para o âmbito acadêmico, tanto como fonte de pesquisa e defesa do marxismo, como da Pedagogia Histórico-Crítica (PHC), que é a principal teoria pedagógica existente na atualidade. Para isso, analisaremos o conjunto das edições e artigos publicados pela Germinal e, em especial, as dedicadas à PHC.


Palavras-chave


Educação; Germinal; Pedagogia Histórico-Crítica; emancipação humana

Texto completo:

PDF

Referências


GERMINAL: Marxismo e Educação em Debate. Disponível em: . Com acesso em 28.11.18.

GERMINAL: Marxismo e Educação em Debate. Editorial. Londrina, v. 1, n. 1, p. 1-3, jun. 2009.

MARX, K. Manuscritos econômicos-filosóficos (Primeiro manuscrito). São Paulo: Boitempo Editorial, 2008. (Tradução de Jesus Ranieri).

ENGELS, F. Introdução de Friedrich Engels à edição de 1895. In. MARX, L. e ENGELS, F. As Lutas de Classes em França de 1848 a 1850. Disponível em: . Com acesso em 28.11.18.

MÉSZÁROS, I. Educação para além do capital. 2ª edição, São Paulo: Boitempo, 2008.

ROSSI, M. Seis brasileiros concentram a mesma riqueza que a metade da população mais pobre. Disponível em: . Com acesso em 11.09.18.

SAVIANI, D. Origem e desenvolvimento da Pedagogia Histórico-Crítica. Disponível em: . Com acesso em 19.11.18.

TROTTA, T. Oito homens possuem a mesma riqueza que a metade mais pobre da humanidade. Disponível em: . Com acesso em 11.09.18.




DOI: http://dx.doi.org/10.9771/gmed.v10i3.28899

Direitos autorais 2019 Germinal: Marxismo e Educação em Debate

Licença Creative Commons
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional.

Germinal: Marx. Educ. em Debate, Salvador - ISSN: 2175-5604.