Psicologia e educação: um estudo sobre o desenvolvimento do comportamento na infância

Júlio Ribeiro Soares, Gessica Fabiely Fonseca, João Victor da Silva Faustino, Samyr Damasceno Bonifácio, Luiz Roberto Fernandes Pereira

Resumo


O artigo discute a concepção de desenvolvimento do comportamento na obra “sobre a questão da dinâmica do caráter infantil”, escrita por Vigotski em 1928, e sua relação com o processo educacional. Realizado a partir de leitura em grupo, o estudo resultou na discussão e sistematização de três eixos: o primeiro, relacionado à concepção naturalizante do caráter; o segundo, aos desafios metodológicos; o terceiro, à mediação do processo educativo. Por fim, discute a formação do caráter como processo mediado pela existência da criança, inclusive no que diz respeito à sua educação.

Palavras-chave


Educação; Historicidade; Desenvolvimento

Texto completo:

PDF


DOI: http://dx.doi.org/10.9771/gmed.v11i2.28847

Direitos autorais 2019 Germinal: Marxismo e Educação em Debate

Licença Creative Commons
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional.

Germinal: Marx. Educ. em Debate, Salvador - ISSN: 2175-5604.