MATERIALIDADE E EDUCAÇÃO A CONTRIBUIÇÃO MARXISTA À COMPREENSÃO DA EDUCAÇÃO ESCOLARIZADA

Roberta Letícia Pereira Silva

Resumo


Resumo: Com base no princípio metodológico do materialismo histórico-dialético elaborado por Karl Marx pretende-se por meio deste trabalho incitar à reflexão acerca da crucialidade de se considerar a materialidade das relações sociais no intuito de superar o caráter desigual e enviesado das práticas educacionais justificadas pela noção de meritocracia assentadas na lógica liberal e na concepção de indivíduos atomizados e independentes da realidade social em que estão inseridos. Entendendo que, tal tendência tem corroborado para o solapamento da consciência de classe e para o obscurecimento das contradições inerentes ao sistema capitalista, as quais segundo Marx impulsionariam a ruptura com este sistema espoliativo e contraditório em sua essência.

 


Palavras-chave


Educação; Marxismo; Materialismo histórico-dialético.

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DOI: http://dx.doi.org/10.9771/gmed.v10i2.27425

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