Gramsci: Trabalho, Educação e Escola Unitária

Gilberto Nogara Junior

Resumo


Nosso objetivo é discutir sobre algumas ideias que são imputadas ao italiano Antonio Gramsci (1891–1937), tais como: o trabalho como princípio educativo, a escola como trincheira avançada na guerra de posições (SAVIANI, 2013) e a construção da Escola Unitária já no modo de produção capitalista (MACHADO, 1988; SOARES, 1996; SOARES, 2000). A primeira ideia, de fato, foi Gramsci quem cunhou a partir do contexto italiano marcado pela Reforma Gentille, efervescência do operariado fabril italiano e ascensão do fascismo. A segunda se trata de uma inversão da tática gramsciana que tinha como caminho a preparação subjetiva das massas para a revolução fora da educação formal. E a terceira é decorrente de uma transposição teórica e temporal.

GRAMSCI: TRABAJO, EDUCACIÓN Y ESCUELA UNITARIA

El objetivo es discutir sobre algunas ideas que se imputan al italiano Antonio Gramsci (1891-1937), tales como: el trabajo como principio educativo, la escuela como trinchera avanzada en la guerra de posiciones (SAVIANI, 2013) y la construcción de la Escuela Unitaria ya en el modo de producción capitalista (MACHADO, 1988; SOARES, 1996; SOARES, 2000). La primera idea, de hecho, fue Gramsci quien acuñó a partir del contexto italiano marcado por la Reforma Gentille, efervescencia del operario italiano y ascenso del fascismo. La segunda se trata de una inversión de la táctica gramsciana que tenía como camino la preparación subjetiva de las masas para la revolución fuera de la educación formal. Y la tercera es consecuencia de una transposición teórica y temporal.

 

GRAMSCI: WORK, EDUCATION AND UNITARY SCHOOL

Our aim is to discuss some ideas that are imputed to the Italian Antonio Gramsci (1891-1937), such as: work as an educational principle, school as an advanced trench in the war of positions (SAVIANI, 2013) and the construction of the Unitary School already in the capitalist mode of production (MACHADO, 1988; SOARES, 1996; SOARES, 2000). The first idea, in fact, was Gramsci who coined from the Italian context marked by the Gentille Reformation, the effervescence of the Italian factory laborer and the rise of fascism. The second is an inversion of the Gramscian tactics which had as its way the subjective preparation of the masses for revolution outside of formal education. And the third is due to a theoretical and temporal transposition.



Palavras-chave


Trabalho; Princípio educativo, Escola Unitária.

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DOI: http://dx.doi.org/10.9771/gmed.v10i3.27048

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