A PRODUÇÃO ESCRITA SOBRE TRABALHO DOCENTE NA EDUCAÇÃO SUPERIOR: REVISTA UNIVERSIDADE E SOCIEDADE (2007-2016)

Michelle Karoline Pereira da Silva, André Rodrigues Guimarães

Resumo


RESUMO: O presente trabalho analisa as produções escritas sobre Trabalho Docente na Educação Superior no período de 2007 a 2016, na Revista Universidade e Sociedade. Trata-se de pesquisa bibliográfica com predominância qualitativa. Os resultados deste estudo revelam que os temas mais recorrentes tratam sobre precarização, intensificação, produção e produtivismo acadêmico, bem como os impactos da reforma e contrarreforma universitária particularmente em função do REUNI. Algumas questões específicas precisam ser mais exploradas, como saúde, aposentadoria, assédio moral e identidade docente no contexto da contrarreforma da educação superior.

 


Palavras-chave


Trabalho Docente; Educação Superior; Produção acadêmica.

Texto completo:

PDF


DOI: http://dx.doi.org/10.9771/gmed.v10i2.25245

Direitos autorais 2018 Germinal: Marxismo e Educação em Debate

Licença Creative Commons
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional.

Germinal: Marx. Educ. em Debate, Salvador - ISSN: 2175-5604.