HISTORICIDADE DE UMA ANÁLISE SOBRE O EMPRESARIAMENTO DA EDUCAÇÃO NO BRASIL

Maria de Fátima Felix Rosar

Resumo


O artigo trata do empresariamento da educação. Traz breve narrativa autobiográfica, ao situar o descompasso entre a concepção de administração escolar do curso de Pedagogia concluído e a atuação profissional, como diretora de escola de ensino médio e docente da disciplina administração escolar, a partir de uma visão crítica, ainda sem fundamentos, para uma análise histórica, adquiridos no mestrado em Administração e Supervisão Escolar da Unicamp. Evidencia a relação entre administração escolar e administração de empresa, sendo hegemonizada pelas corporações que mercantilizam a educação. Finaliza indicando concepções necessárias à prática pedagógica para formar educadores em direção à sociedade socialista.  

 

 


Palavras-chave


Educação; Empresa; Capitalismo

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DOI: http://dx.doi.org/10.9771/gmed.v9i2.22548

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Germinal: Marx. Educ. em Debate, Salvador - ISSN: 2175-5604.