A BASE NACIONAL COMUM CURRICULAR: UM NOVO EPISÓDIO DE ESVAZIAMENTO DA ESCOLA NO BRASIL

Ana Carolina Galvão Marsiglia, Leonardo Docena Pina, Vinícius de Oliveira Machado, Marcelo Lima

Resumo


Este trabalho tem como objetivo analisar os princípios presentes na formulação da Base Nacional Comum Curricular (BNCC). Buscamos, por meio da análise documental dos fundamentos pedagógicos de sua segunda versão e estrutura geral da terceira versão, demonstrar que a sua elaboração atende aos interesses da classe empresarial e é mais um episódio de esvaziamento da escola no Brasil. Ao mesmo tempo, a partir de referências da pedagogia histórico-crítica, apontamos uma concepção curricular que defende que o principal objetivo da educação escolar é propiciar à classe trabalhadora o domínio dos conhecimentos clássicos.


Palavras-chave


Base Nacional Comum Curricular. Concepção de currículo. Pedagogia histórico-crítica.

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DOI: http://dx.doi.org/10.9771/gmed.v9i1.21835

ISSN: 2175-5604