REVISITANDO A PRODUÇÃO DO CONHECIMENTO DA EDUCAÇÃO DO CAMPO: EXPRESSÕES DE LIOFILIZAÇÃO E LUTA SEM CLASSES

Patrícia Correia de Paula Marcoccia, Maria de Fátima Rodrigues Pereira

Resumo


Este artigo revisita a produção do conhecimento da Educação do Campo e perscruta os eixos temáticos prevalentes em cada período de maneira a mapear o que na prática demandava reflexão dos pesquisadores dessa área de conhecimento. O procedimento utilizado neste estudo foi o da pesquisa bibliográfica. As produções revelam, de algum modo, a realidade contraditória do campo e a presença dos movimentos sociais de trabalhadores do campo. Todavia, trata-se de lutas sem classes e o conhecimento é reduzido às expressões fenomênicas, o que contribui para explicação liofilizada das relações de produção da vida e do conhecimento da Educação do Campo.

Palavras-chave


Educação do Campo; Produção do Conhecimento; Liofilização.

Texto completo:

PDF


DOI: http://dx.doi.org/10.9771/gmed.v8i2.18135

Direitos autorais 2018 Germinal: Marxismo e Educação em Debate

Licença Creative Commons
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional.

Germinal: Marx. Educ. em Debate, Salvador - ISSN: 2175-5604.