ESCOLA E ESTRATÉGIA POLÍTICA NA ATUALIDADE DO MST

Caroline Bahniuk, Célia Regina Vendramini

Resumo


O artigo analisa a atualidade da educação escolar no MST. Destaca os limites e as potencialidades das escolas em relação à estratégia socialista, a partir da análise de algumas experiências escolares nas áreas de Reforma Agrária. A relação com o Estado, a formação omnilateral, a relação entre trabalho e educação, a atualidade, o conhecimento escolar, bem como a auto-organização dos estudantes e a organização dos educadores, foram dimensões elencadas na análise.  No contexto do capitalismo contemporâneo e da crescente mercantilização da educação concluímos que a relação entre escola e estratégia política no MST apresenta oscilações na direção da conservação e da transformação social.

Palavras-chave


Estratégia Política; Atualidade; MST; Escola.

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DOI: http://dx.doi.org/10.9771/gmed.v8i2.16997

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Germinal: Marx. Educ. em Debate, Salvador - ISSN: 2175-5604.