REFLEXÕES SOBRE MARXISMO E PERSPECTIVA TEÓRICO-METODOLÓGICA PARA A PESQUISA EM POLÍTICAS EDUCACIONAIS.

Maria Jose Dozza Subtil

Resumo


 O artigo tem como objetivo apresentar a perspectiva teórico-metodológica para a pesquisa em políticas educacionais embasada nas formulações marxianas e marxistas.  Parte dos escritos de Marx   com referências específicas sobre o seu método de investigação (MARX, 1983, 2003, 2013) e de outros autores que interpretam e atualizam a sua produção (CHASIN, KOSIK, LUKÁCS).  Postula que nessa perspectiva as interpretações das políticas devem ser remetidas aos determinantes mais amplos da sociedade, em especial à estrutura econômica e à luta de classes. Conceitua a totalidade, a mediação e a contradição como   categorias metodológicas indispensáveis para a análise dos fatos. Afirma a prática social – o contexto práxico econômico, político, educacional, num dado tempo e espaço históricos -, como ponto de partida e de chegada de toda investigação e   critério de verdade na interpretação das possibilidades e limites das políticas educacionais.

Palavras-chave


Políticas educacionais; Método dialético; Marxismo; Pesquisa

Texto completo:

PDF


DOI: http://dx.doi.org/10.9771/gmed.v8i2.16439

Direitos autorais 2018 Germinal: Marxismo e Educação em Debate

Licença Creative Commons
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional.

Germinal: Marx. Educ. em Debate, Salvador - ISSN: 2175-5604.