TEORIA DO CONHECIMENTO, EPISTEMOLOGIA E MATERIALISMO HISTÓRICO DIALÉTICO NA PESQUISA E NO TRABALHO PEDAGÓGICO EM EDUCAÇÃO FÍSICA

Gabriel Pereira Paes Neto, Ney Ferreira França, Renan Santos Furtado

Resumo


Trata-se de pesquisa bibliográfica na qual analisamos a perspectiva de reaproximação da teoria do conhecimento, a epistemologia a partir do materialismo histórico dialético para fundamentar a pesquisa e o trabalho pedagógico em educação física. Analisamos que as pesquisas devem pressupor a práxis e a dialética como categoria central e à luz desta que se devem abordar os problemas do conhecimento, da história e da própria realidade, portanto a defesa do MHD enquanto epistemologia e o socialismo enquanto projeto histórico. A educação física deve-se reverter o circuito de conhecimento superando os modelos hegemônicos, pressupondo também a pedagogia histórico-crítica e o paradigma da cultura corporal. 


Palavras-chave


Educação Física; Teoria do Conhecimento; Epistemologia;

Texto completo:

PDF


DOI: http://dx.doi.org/10.9771/gmed.v9i2.14631

Direitos autorais 2018 Germinal: Marxismo e Educação em Debate

Licença Creative Commons
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional.

Germinal: Marx. Educ. em Debate, Salvador - ISSN: 2175-5604.