O PENSAMENTO PEDAGÓGICO SOCIALISTA: REFLEXÕES SOBRE A EXPERIÊNCIA EDUCACIONAL DESENVOLVIDA NA RUSSIA PÓS-REVOLUCIONÁRIA E SUAS CONTRIBUIÇÕES OARA O PROJETO EDUCACIONAL DA SOCIEDADE CONTEMPORÂNEA

Malila da Graça Roxo Abreu

Resumo


O presente trabalho insere-se na linha de pesquisa Estado, Política e Gestão Educacional. Como o próprio título indica tem por objetivo discutir os princípios da Pedagogia Socialista e suas contribuições para a organização do trabalho pedagógico na escola atual, a partir das ideias de Marx e Engels sobre educação e ensino, tendo como referência a primeira experiência histórica de construção do sistema educacional sob a égide do socialismo. Parte-se neste estudo da compreensão de que os interesses entre capital e trabalho continuam essencialmente antagônicos. Nesse sentido, busca-se a elucidação dos questionamentos, respaldando-se a análise nos clássicos do marxismo e nas produções teóricas sobre a experiência desenvolvida na Rússia pós-revolucionária sob a orientação de Pistrak, além da produção teórica de educadores nacionais que desenvolveram estudos sobre a temática. Utiliza-se o referencial teórico metodológico do materialismo histórico- dialético para compreensão do fenômeno estudado. A discussão assenta-se na teorização marxiana e marxista sobre educação. O trabalho está estruturado em três capítulos e considerações finais. Na primeira parte, aborda-se a trajetória do princípio da união do ensino com o trabalho, enfocando sua origem desde Owen até Marx. Na segunda parte, abordam-se as categorias trabalho, tempo livre, homem em Marx e sua relação com a educação. Na terceira parte analisa-se a experiência acumulada pela classe trabalhadora na Rússia pós-revolucionária sob a orientação de Pistrak e o legado que essa experiência pode oferecer para a construção de uma Pedagogia Socialista. Nas considerações finais, apresentam-se as reflexões sobre todo o trabalho desenvolvido na dissertação, apontando as contribuições do trabalho de Pistrak para a construção da Pedagogia Socialista. O estudo realizado nos permite confirmar a atualidade dos princípios da Pedagogia Socialista, alternativa única de transformação da realidade, e indicar a necessidade de luta organizada da classe trabalhadora para superação da atual proposta de sociabilidade capitalista. 


Palavras-chave


Educação. Ensino. Pedagogia Socialista

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DOI: http://dx.doi.org/10.9771/gmed.v6i2.13103

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Germinal: Marx. Educ. em Debate, Salvador - ISSN: 2175-5604.