MARX E A EDUCAÇÃO: OBSERVAÇÕES ACERCA DE A IDEOLOGIA ALEMÃ E TESES CONTRA FEUERBACH.

Anita Helena Schlesener

Resumo


O presente texto é parte de uma investigação teórica sobre a concepção de praxis apresentado em A Ideologia Alemã de 1845, relacionada com as Teses 1 e 3 das Teses contra Feuerbach. Nesses escritos Marx identifica a natureza social do trabalho a partir das relações históricas do homem com a natureza e com os outros homens. Trata-se de um escrito que efetua a análise do modo de produção capitalista efetivando a crítica ao pensamento hegeliano e aos pensadores pós-hegelianos no que se refere aos conceitos de ideologia e de alienação a fim de explicitar a noção de educação. A concepção de praxis explicitada por Marx tem uma natureza educativo intrínseca que se concretiza na  praxis revolucionária.

Palavras-chave


Marxismo, História

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DOI: http://dx.doi.org/10.9771/gmed.v7i2.12962

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Germinal: Marx. Educ. em Debate, Salvador - ISSN: 2175-5604.