OBJETIVOS DO ENSINO NA EDUCAÇÃO INFANTIL À LUZ DA PERSPECTIVA HISTÓRICO-CRÍTICA E HISTÓRICO-CULTURAL

Juliana Campregher Pasqualini

Resumo


A partir de estudo realizado em uma escola de educação infantil na periferia de uma cidade de médio porte no interior de São Paulo, embasado no Materialismo Histórico-Dialético, esse artigo discute o problema dos objetivos do ensino na educação infantil à luz da pedagogia histórico-crítica e psicologia histórico-cultural. São apresentados e discutidos princípios didático-pedagógicos referentes ao desenvolvimento omnilateral da criança, formação de motivos e complexificação da estrutura da atividade, formação das bases do pensamento teórico e a formação da atitude comunista.

Palavras-chave


educação infantil, pedagogia histórico-crítica, psicologia histórico-cultural

Texto completo:

PDF


DOI: http://dx.doi.org/10.9771/gmed.v7i1.12776

Direitos autorais 2018 Germinal: Marxismo e Educação em Debate

Licença Creative Commons
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional.

Germinal: Marx. Educ. em Debate, Salvador - ISSN: 2175-5604.