O CONCEITO DIALÉTICO DE MEDIAÇÃO NA PEDAGOGIA HISTÓRICO-CRÍTICA EM INTERMEDIAÇÃO COM A PSICOLOGIA HISTÓRICO-CULTURAL

Dermeval Saviani

Resumo


Considerando a centralidade da categoria de “mediação” na concepção dialética, para abordar essa categoria na pedagogia histórico-crítica em intermediação com a psicologia histórico-cultural o artigo começa por caracterizar a lógica dialética a partir de sua formulação por Hegel com a correspondente crítica de Marx e sua reformulação em bases materialistas. Na sequência, para evidenciar o caráter da dialética como expressão do próprio movimento da realidade, é apresentada a controvérsia entre indutivismo e dedutivismo na filosofia da ciência. No segundo momento examina-se o significado da categoria de “mediação” na pedagogia histórico-crítica, cuja intermediação cm a psicologia histórico-cultural é objeto da terceira parte do artigo.


Palavras-chave


Lógica dialética; mediação; pedagogia histórico-crítica; psicologia histórico-cultural.

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DOI: http://dx.doi.org/10.9771/gmed.v7i1.12463

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Germinal: Marx. Educ. em Debate, Salvador - ISSN: 2175-5604.