DA FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES À FORMAÇÃO CONTINUADA: CONTRIBUIÇÕES DA PEDAGOGIA HISTORICO-CRÍTICA NA BUSCA DE UMA FORMAÇÃO EMANCIPADORA

Maria Cláudia da Silva Saccomani, Luciana Cristina Salvatti Coutinho

Resumo


Este artigo, apresentando uma análise histórica da formação de professores, sinaliza o esvaziamento dos fundamentos científicos do processo educativo como conteúdos a serem ensinados nos cursos de formação inicial. À luz da pedagogia histórico-crítica, (re)colocamos no debate sobre a formação de professores o papel da educação escolar na formação dos seres humanos, defendendo uma sólida formação teórica, tendo a prática pedagógica, entendida não mais em seu caráter imediato e pragmático, mas como prática social de máxima humanização dos seres humanos.

Palavras-chave


pedagogia histórico-crítica; formação de professores; educação escolar

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DOI: http://dx.doi.org/10.9771/gmed.v7i1.12433

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Germinal: Marx. Educ. em Debate, Salvador - ISSN: 2175-5604.