PEDAGOGIA HISTÓRICO CRÍTICA: UM OLHAR PARA AS AÇÕES DO PROFESSOR NO ENSINO DA LINGUAGEM ESCRITA

Mônica De Araújo Saraiva, Terezinha da Conceição Costa-Hübes

Resumo


A educação escolar tem revelado grandes inquietações para professores e pesquisadores, entre elas a efetivação de ações na busca de uma educação de qualidade. Dentro desse contexto, direcionamos um olhar específico para o espaço da sala de aula com o objetivo refletir sobre as ações do professor no processo de ensino e de aprendizagem da linguagem escrita envolvendo a produção e a reescrita de textos. Respaldadas nas contribuições da Pedagogia Histórico-Crítica, buscamos tecer a análise sobre a atuação dos sujeitos envolvidos e as relações estabelecidas no processo de ensino aprendizagem da escrita.

PALAVRAS CHAVE: Língua Portuguesa;  Ensino;  Alfabetização; Gêneros discursivos.


Palavras-chave


Pedagogia Histórico-Crítica; Psicologia Histórico-Cultural; Abordagem Sócio-Histórica da Linguagem

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DOI: http://dx.doi.org/10.9771/gmed.v7i1.12392

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Germinal: Marx. Educ. em Debate, Salvador - ISSN: 2175-5604.