CINEMA COMO RECURSO PARA O DESENVOLVIMENTO CONCEITUAL: ENLACES DA PSICOLOGIA HISTÓRICO-CULTURAL E PEDAGOGIA HISTÓRICO-CRÍTICA

Silvana Calvo Tuleski, Marta Chaves, Hilusca Alves Leite, Paulo Sérgio Pereira Ricci, Maria Aparecida Santiago da Silva, Jéssica Elise Echs Lucena

Resumo


O artigo apresenta os encaminhamentos metodológicos e  os resultados de um Projeto de Pesquisa cujo objetivo foi verificar o desenvolvimento de conceitos científicos nos participantes a partir do trabalho educativo que analisou a história humana nas produções cinematográficas em diferentes períodos históricos. As discussões aqui expostas são produto de sete anos de atividades de ensino, pesquisa e extensão. Norteados pelos pressupostos da Psicologia Histórico-Cultural e da Pedagogia Histórico-Crítica, defendemos que o trabalho educativo configura-se em elemento determinante para a promoção do desenvolvimento humano. Também consideramos que a arte e a ciência se apresentam como produções humanas possíveis de serem apropriadas pelos homens de maneira a gerar desenvolvimento psicológico em suas máximas potencialidades. Consideramos que a sistematização do trabalho pedagógico ofereceu condições para que os sujeitos da pesquisa avançassem conceitualmente.


Palavras-chave


Marxismo; Educação; Psicologia Histórico-Cultural; Formação de Conceitos; Recurso Cinematográfico.

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DOI: http://dx.doi.org/10.9771/gmed.v7i1.12285

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Germinal: Marx. Educ. em Debate, Salvador - ISSN: 2175-5604.